Objetivo da ação é atingir metas numéricas de redução de ocorrências policiais no Estado
Às 16h desta sexta-feira (29), a Polícia Militar lança a Operação Goiás Pela Vida. O objetivo geral da ação é combater as manchas criminais mapeadas nas cidades – esta também ocorre no interior –, mas em Goiânia estas não aparecem. Isto, porque todos os crimes que fazem parte da mancha não ultrapassaram a meta, conforme revela o tenente-coronel Marcos de Bastos.
“Os números não excedem as metas”, revela o PM, que apontou quais crimes estão contidos nesse mapeamento: homicídio, tentativa de homicídio, roubo, estupro, latrocínio e lesões corporais. “Todos estão dentro da meta”, reforça.
Segundo, a ação ocorre, também, em Goiânia, pois é a maior regional. “A operação é mais preventiva e para mobilizar a cidade”, explica ao citar que todos os bairros receberão a ação. Sobre números que caracterizam ou não a meta que formaria as manchas criminais, ele não informou.
Apesar disso, como exemplo, o tenente-coronel ressaltou que, só na região Noroeste, que deve ser priorizada junto com a Oeste, a redução de homicídios foi de quase 60%. “Mas todos os setores e todos os batalhões serão contemplados.” A operação é ostensiva e visa inibir a prática de crimes.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública foi procurada e se comprometeu a enviar detalhes de como funciona o cálculo das manchas. A matéria será atualizada quando o fizerem.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Divulgação