Ir para a Home
Terca-Feira, 18 de Marco de 2025

Coronavírus: MP exige que município de Nova Crixás apresente dados exatos da Covid nas redes sociais



Coronavírus: MP exige que município de Nova Crixás apresente dados exatos da Covid nas redes sociais

 

 

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da Promotoria de Justiça de Nova Crixás, está pedindo na Justiça que, em caráter de urgência, o município divulgue adequadamente, em seus canais oficiais de comunicação, informações sobre a pandemia de Covid-19, em sintonia com os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo relatado na ação, proposta nesta terça-feira (14/7) pelo promotor de Justiça Mário Henrique Caixeta, denúncia apresentada à promotoria local apontou divergências entres os dados divulgados nas redes sociais do município e aqueles informados pela SES.

 

Ao constatar a veracidade da notícia, o promotor encaminhou ofício ao secretário municipal de Saúde, Salomão José do Nascimento Júnior, para que esclarecesse eventual equívoco na alimentação dos dados. Ocorre que, passados mais de 10 dias, a Secretaria Municipal de Saúde não respondeu aos questionamentos do MP e, de acordo com o promotor, “o que é pior, persistem os dados equivocados apresentados pela secretaria, no que se refere à divulgação dos números da Covid-19 em Nova Crixás”.

 

Desinformação 

 

Para o promotor Mário Caixeta, o município e o secretário de Saúde estão desempenhando “o papel de agentes de desinformação, o que é gravíssimo”. Na ação, é mostrado que, nesta segunda-feira (13/7), enquanto nas redes sociais da prefeitura eram registrados 5 casos confirmados, a SES apontava que eram 7 casos. Já os casos suspeitos seriam somente 9, de acordo com o município, e 40, segundo a SES. 

 

Conforme argumenta o promotor, o direito à informação é inerente à democracia e ao exercício da cidadania. Trata-se de direito fundamental individual, conforme previsto na Constituição Federal. Ele acrescenta que “esse direito à informação ganha relevância inigualável quando se está diante de uma pandemia e quando a regra, na sociedade moderna, é a desinformação, denominada fake news, especialmente pelas redes sociais”.

 

Assim, Mário Caixeta requer que sejam retiradas de todas as redes sociais e demais meios de comunicação do município toda e qualquer informação imprecisa, incerta ou equivocada, alinhando-a aos dados aferidos pela SES. É pedido ainda que o município e o secretário Salomão Júnior se abstenham de divulgar qualquer dado impreciso.

Por fim, o promotor pediu que, em caso de descumprimento das medidas, seja fixado o pagamento de multa diária pessoal ao secretário no valor de R$ 1 mil, tendo em vista a gravidade da situação de pandemia e em razão de ser o gestor da Saúde o responsável pela prestação de informações à comunidade sobre o avanço da doença no município. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Foto: Divulgação




NOTÍCIAS RELACIONADAS

JUSTIÇA Ex-prefeito de Campos Verdes tem bens penhorados para pagar dívidas trabalhistas O ex-prefeito de Campos Verdes, Vilmar José Correa, teve dois imóveis urbanos penhorados em cumprimento de um mandado judicial.
JUSTIÇA Justiça Condena Prefeito Paraíba da Farmácia por Improbidade Administrativa em Nova Crixás O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) encerrou o caso de improbidade administrativa envolvendo o prefeito de Nova Crixás, Lázaro Valdivino da Silva (Paraíba da Farmácia). O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou o prefeito por doar lotes do municíp
JUSTIÇA A pedido do MPGO, empresas contratadas Ilegalmente pelo município de Barro Alto tem bens bloqueados Acolhendo ação proposta pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou o bloqueio de bens de duas empresas beneficiadas por licitações irregulares, que tinham como objetivo a contratação para oferta de produtos hortifrutigranjeiros destinad
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás