Ir para a Home
Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2024

Recomendação do MP-GO para suspender validade de concurso é acatada pela prefeitura de Guarinos



Recomendação do MP-GO para suspender validade de concurso é acatada pela prefeitura de Guarinos

 

 

Recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), expedida por intermédio da Promotoria de Justiça de Itapaci, para suspensão do prazo de validade de concurso público foi acatada pelo prefeito de Guarinos, José Antônio da Silva, enquanto perdurar o período de pandemia da Covid-19. Cópia do Decreto Municipal nº 58/2020, que suspendeu os prazos do certame, foi recebida na quarta-feira (22/7) pelo promotor de Justiça Francisco Borges Milanez. 

 

O promotor de Justiça explicou que a recomendação foi expedida após ter chegado ao conhecimento do MP-GO notícia sobre possível irregularidade na convocação do Concurso Público nº 1/2015, realizado pelo município de Guarinos, para preenchimento de 15 vagas destinadas ao cargo de professor. O certame foi homologado em 25 de agosto de 2016 pelo então prefeito, permanecendo válido até 25 de agosto de 2018, caso não houvesse prorrogação do prazo de validade, o que ocorreu, por intermédio do Decreto Municipal nº 52/2018 – desta forma, permaneceria em vigência até 25 de agosto deste ano.

 

Segundo Francisco Borges Milanez, foram aprovados, nas vagas imediatas para o cargo de professor, 15 candidatos. Destes, alguns pediram exoneração logo no início e outros não assumiram, o que provocou o direito à nomeação dos próximos da lista, inclusive aqueles em lista de espera, restando três vagas, com direito líquido e certo de preenchimento. “Tal direito decorre do fato de que a discricionariedade da administração pública quanto à convocação de aprovados em concurso público possui limitações, sendo que os candidatos deverão ser nomeados quando surgirem novas vagas ou for aberto novo concurso durante a validade do certame anterior, e ocorrer a preterição de candidatos aprovados fora das vagas de forma arbitrária e imotivada por parte da administração”, informou o promotor de Justiça.

 

Três vagas

 

Francisco Borges Milanez explicou que o município de Guarinos informou que não tinha data estimada para nomeação e preenchimento das três vagas remanescentes do concurso público, cujo prazo se esgotaria em cerca de um mês, podendo gerar insegurança jurídica e risco de perecimento do direito dos aprovados à nomeação. A pandemia da Covid-19 também foi apontada pela prefeitura como dificultadora da nomeação e não foi apresentada solução para a situação. 

 

Diante disso, o MP-GO expediu a recomendação, para que fosse apontada data provável ou cronograma de nomeação e posse para o preenchimento das três vagas para o cargo de professor. Também foi recomendado, alternativamente, que fosse promovida suspensão provisória do prazo de validade do concurso, devendo a medida ser amplamente divulgada em jornais de grande circulação e no site oficial da prefeitura, para evitar o perecimento do direito dos candidatos aprovados. (Texto: João Carlos de Faria – Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)




NOTÍCIAS RELACIONADAS

JUSTIÇA Ex-prefeito de Campos Verdes tem bens penhorados para pagar dívidas trabalhistas O ex-prefeito de Campos Verdes, Vilmar José Correa, teve dois imóveis urbanos penhorados em cumprimento de um mandado judicial.
JUSTIÇA Justiça Condena Prefeito Paraíba da Farmácia por Improbidade Administrativa em Nova Crixás O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) encerrou o caso de improbidade administrativa envolvendo o prefeito de Nova Crixás, Lázaro Valdivino da Silva (Paraíba da Farmácia). O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou o prefeito por doar lotes do municíp
JUSTIÇA A pedido do MPGO, empresas contratadas Ilegalmente pelo município de Barro Alto tem bens bloqueados Acolhendo ação proposta pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou o bloqueio de bens de duas empresas beneficiadas por licitações irregulares, que tinham como objetivo a contratação para oferta de produtos hortifrutigranjeiros destinad
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás