Uma inovação tecnológica, o aplicativo chega a Crixás e se apresenta como mais uma ferramenta essencial no combate ao novo coronavírus
Em Goiás, um aplicativo de celular que recebe o nome de “Dados do Bem” tem ajudado a controlar o avanço da Covid-19 e, de acordo com informações levantadas pelo Imprensa do Cerrado, 78 municípios goianos foram escolhidos para se habilitarem, entre eles o município de Crixás, que prontamente assinou o termo de adesão para o uso da tecnologia, com o objetivo de controlar, mapear e auxiliar a população crixaense nas providências necessárias para encaminhar testes e condutas para a não proliferação do vírus da Covid-19.
De acordo com a secretária municipal da saúde, Fernanda Feitosa, o Dados do Bem é uma ferramenta inovadora que tem feito a diferença no combate à doença em Goiás. “Esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente e é capaz de fazer uma autoavaliação, na qual o cidadão responderá perguntas simples, como se apresenta algum sintoma e como está seu quadro de saúde. Nós, que não medimos esforços para combater essa doença, não pensamos duas vezes na hora de aderir a esse programa”, disse a secretária.
Ao baixar o aplicativo, o cidadão deve cadastrar seus dados pessoais ativando a localização e depois responder às perguntas. O próprio aplicativo fará uma triagem e, caso se enquadre nos critérios, a pessoa recebe um convite para fazer o teste RT-PCR. O material coletado será enviado para análise na Fundação Fiocruz. Caso o resultado seja positivo, o usuário indicará 5 pessoas com quem tenha mais contato e cada um dos indicados receberá uma mensagem, no celular, com um convite para fazer o teste também. A maioria dos participantes não será testada, mas todos estarão contribuindo para o mapeamento da covid-19.
Lançado oficialmente em Goiás há pouco mais de 30 dias, o aplicativo Dados do Bem já conta com mais de 60 mil downloads e tem ampliado consideravelmente o número de testagem e monitoramento do novo coronavírus. O Dados do Bem tem sido eficaz no combate a doença, mas as autoridades chamam a atenção para evitar o uso indevido por meio de pessoas de má fé, ressaltando que o aplicativo não manda mensagens pelo Whats App e nem via SMS e que todo o contato com o usuário é feito pelo próprio aplicativo.