Ir para a Home
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024

Covid-19: Sec. da Saúde de Crixás adere ao Dados do Bem



Covid-19: Sec. da Saúde de Crixás adere ao Dados do Bem

 

 

Uma inovação tecnológica, o aplicativo chega a Crixás e se apresenta como mais uma ferramenta essencial no combate ao novo coronavírus

 

Em Goiás, um aplicativo de celular que recebe o nome de “Dados do Bem” tem ajudado a controlar o avanço da Covid-19 e, de acordo com informações levantadas pelo Imprensa do Cerrado, 78 municípios goianos foram escolhidos para se habilitarem, entre eles o município de Crixás, que prontamente assinou o termo de adesão para o uso da tecnologia, com o objetivo de controlar, mapear e auxiliar a população crixaense nas providências necessárias para encaminhar testes e condutas para a não proliferação do vírus da Covid-19.

 

De acordo com a secretária municipal da saúde, Fernanda Feitosa, o Dados do Bem é uma ferramenta inovadora que tem feito a diferença no combate à doença em Goiás. “Esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente e é capaz de fazer uma autoavaliação, na qual o cidadão responderá perguntas simples, como se apresenta algum sintoma e como está seu quadro de saúde. Nós, que não medimos esforços para combater essa doença, não pensamos duas vezes na hora de aderir a esse programa”, disse a secretária. 

 

Ao baixar o aplicativo, o cidadão deve cadastrar seus dados pessoais ativando a localização e depois responder às perguntas. O próprio aplicativo fará uma triagem e, caso se enquadre nos critérios, a pessoa recebe um convite para fazer o teste RT-PCR. O material coletado será enviado para análise na Fundação Fiocruz. Caso o resultado seja positivo, o usuário indicará 5 pessoas com quem tenha mais contato e cada um dos indicados receberá uma mensagem, no celular, com um convite para fazer o teste também. A maioria dos participantes não será testada, mas todos estarão contribuindo para o mapeamento da covid-19.

 

Lançado oficialmente em Goiás há pouco mais de 30 dias, o aplicativo Dados do Bem já conta com mais de 60 mil downloads e tem ampliado consideravelmente o número de testagem e monitoramento do novo coronavírus. O Dados do Bem tem sido eficaz no combate a doença, mas as autoridades chamam a atenção para evitar o uso indevido por meio de pessoas de má fé, ressaltando que o aplicativo não manda mensagens pelo Whats App e nem via SMS e que todo o contato com o usuário é feito pelo próprio aplicativo.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

SAÚDE Prefeita Karla Cristina Reinaugura PSF I no Setor São Paulo SAÚDE- Em um evento marcante a saúde da comunidade, a Prefeita Karla Cristina entregou mais um benefício crucial para Santa Terezinha.
SAÚDE Revolução na Saúde: Allegra Centro de Desenvolvimento Integrado Chega para Transformar Crixás SAÚDE - Uma revolução está prestes a tomar conta da saúde em Crixás com a chegada da Clínica Allegra! Este novo centro de cuidados, que em breve abrirá suas portas, promete reinventar a forma como a comunidade acessa e vivencia os serviços de saúde, e des
SAÚDE Sec. de Saúde de Santa Terezinha realiza Workshop sobre Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde ECENTO - A Prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, através da Secretaria Municipal de Saúde, sediou um Workshop voltado a todos os profissionais de saúde nos dias 11 e 12 de agosto,
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás