Ir para a Home
Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2022

10 provas de que Goiás é a capital do pequi



10 provas de que Goiás é a capital do pequi

 

 

Piqui, pequiá, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim, suari, ouro do cerrado. Goiano que é goiano já comeu, viu ou ouviu falar em algum desses nomes e expressões populares que são usados para se referir ao pequi. Seja pelo tom amarelado, o aroma inconfundível ou pela “casca espinhosa”, verdadeiro significado da palavra na língua indígena, fato é que o fruto característico do cerrado brasileiro virou símbolo da gastronomia e patrimônio de Goiás. Por este motivo e outros 10 que você confere abaixo, o ouro do cerrado torna Goiás a capital do pequi no Brasil.

 

1. O pequi faz parte da culinária goiana há séculos, desde o início do século XVIII, nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis), e Vila Boa (cidade de Goiás).

 

2. O Projeto de Lei nº 1519/16 tornou o pequizeiro símbolo do cerrado de Goiás, enquanto espécie chave para a manutenção da fauna nativa do referido bioma e de imprescindível valor simbólico cultural ao povo goiano.

 

3. Na culinária goiana, o pequi tanto é usado em pratos como pequi com arroz, pequi com frango, e na produção de sobremesas e licores.

 

4. No interior do Estado, muitas famílias agricultoras usam o pequi também para a produção de sabão caseiro. Embora com menos frequência, as sementes também são utilizadas para a produção e óleos e essências.

 

5. A primeira 'Caça ao pequi' da história foi realizada numa fazenda em Goiás.

 

6. Existe até um ditado tipicamente goiano, que usa o pequi para se referir a coisas impossíveis: “ é pá cabá cum pequi do Goiás”. Que significa algo como “pode acabar com os pequis de Goiás” que a pessoa em questão não deixa de fazer algo, por exemplo.

 

7. A colheita do pequi garante ocupação e renda para o milhares de trabalhadores rurais principalmente no norte do Estado de Goiás.

 

8. Fruto foi homenageado em projeto ferroviário planejado para ligar Brasília a Goiânia, intitulado Expresso Pequi.

 

9. Restaurantes especializados em culinária regional estocam toneladas de pequis para servir durante o ano todo em Goiás.

 

10. Goiás detém 1.500 pés de pequi sem espinhos que são cultivados apenas na Estação Experimental Nativas do Cerrado, instalada no Centro de Treinamento da Emater.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES George Antoine Tarlazis: Um minerador empreendedor movido pelo trabalho, tradição familiar e paixão pelas Esmeraldas de Campos Verdes O nascimento de Campos Verdes, em 1981, ocorreu com a descoberta de uma das maiores jazidas de pedras preciosas de esmeraldas do mundo, e fez nascer no coração de muita gente o sonho e a coragem de encarar o desafio de vencer e crescer junto com uma das m
OPORTUNIDADES Campos Verdes: Esmeraldas fator de Desenvolvimento MINÉRIO - Se existe uma cidade em Goiás que se preocupa com a prosperidade e o desenvolvimento da mineração de esmeraldas, e enfrenta todos os obstáculos desde a década de 80 para promover a maior feira do centro-oeste brasileiro do setor de pedras precio
OPORTUNIDADES Prefeitura de Mozarlândia abre processo seletivo com mais de 150 vagas EMPREGO - A Prefeitura de Mozarlândia abriu um processo seletivo simplificado com 156 vagas para trabalhar na cidade, que fica no noroeste de Goiás. Os salários vão até R$ 1.507,22 e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho, pessoalmente na Sec
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás