Ir para a Home
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

10 provas de que Goiás é a capital do pequi



10 provas de que Goiás é a capital do pequi

 

 

Piqui, pequiá, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequiá-pedra, pequerim, suari, ouro do cerrado. Goiano que é goiano já comeu, viu ou ouviu falar em algum desses nomes e expressões populares que são usados para se referir ao pequi. Seja pelo tom amarelado, o aroma inconfundível ou pela “casca espinhosa”, verdadeiro significado da palavra na língua indígena, fato é que o fruto característico do cerrado brasileiro virou símbolo da gastronomia e patrimônio de Goiás. Por este motivo e outros 10 que você confere abaixo, o ouro do cerrado torna Goiás a capital do pequi no Brasil.

 

1. O pequi faz parte da culinária goiana há séculos, desde o início do século XVIII, nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis), e Vila Boa (cidade de Goiás).

 

2. O Projeto de Lei nº 1519/16 tornou o pequizeiro símbolo do cerrado de Goiás, enquanto espécie chave para a manutenção da fauna nativa do referido bioma e de imprescindível valor simbólico cultural ao povo goiano.

 

3. Na culinária goiana, o pequi tanto é usado em pratos como pequi com arroz, pequi com frango, e na produção de sobremesas e licores.

 

4. No interior do Estado, muitas famílias agricultoras usam o pequi também para a produção de sabão caseiro. Embora com menos frequência, as sementes também são utilizadas para a produção e óleos e essências.

 

5. A primeira 'Caça ao pequi' da história foi realizada numa fazenda em Goiás.

 

6. Existe até um ditado tipicamente goiano, que usa o pequi para se referir a coisas impossíveis: “ é pá cabá cum pequi do Goiás”. Que significa algo como “pode acabar com os pequis de Goiás” que a pessoa em questão não deixa de fazer algo, por exemplo.

 

7. A colheita do pequi garante ocupação e renda para o milhares de trabalhadores rurais principalmente no norte do Estado de Goiás.

 

8. Fruto foi homenageado em projeto ferroviário planejado para ligar Brasília a Goiânia, intitulado Expresso Pequi.

 

9. Restaurantes especializados em culinária regional estocam toneladas de pequis para servir durante o ano todo em Goiás.

 

10. Goiás detém 1.500 pés de pequi sem espinhos que são cultivados apenas na Estação Experimental Nativas do Cerrado, instalada no Centro de Treinamento da Emater.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES Meios de Pagamento: Evolução e Diversidade Os meios de pagamento desempenham um papel fundamental na economia global, facilitando as transações comerciais e financeiras entre indivíduos, empresas e governos.
OPORTUNIDADES Participe da Nossa Promoção Especial! Prepare-se para ser surpreendido! Está na hora de participar das nossas incríveis ações com prêmios imperdíveis! Por apenas 0,50 por cota, você pode concorrer ao prêmio principal de R$100.000,00!
OPORTUNIDADES Meus 20 anos de LinkedIn e o valor do Networking Neste ano, o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, completa duas décadas, desde o seu lançamento em 2003. Esta plataforma é hoje uma ferramenta indispensável para conexão profissional em todas as áreas bem como para construção de relacionam
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás