A Pilar Gold Inc. anuncia acordo com credores para retomar a produção de ouro no complexo PGDM em Goiás após recuperação judicial.
A Pilar Gold Inc anunciou que a subsidiária brasileira Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral Ltda (PGDM) firmou acordo histórico com os credores em termos favoráveis, abrindo caminho para o reinício imediato da produção de ouro no complexo PGDM no estado de Goiás. Na reunião final de credores, realizada em 12 de junho de 2025, o plano de pagamento proposto pela PGDM recebeu ampla aprovação. Isso ocorre após a PGDM entrar em recuperação judicial em setembro de 2024, depois de paralisações na produção e redução do capital de giro forçarem a suspensão temporária das operações de mineração.
Dentre os destaques do acordo estão a redução do passivo em aproximadamente 75%, as saídas de caixa administráveis para o pagamento de credores pelos próximos quatro anos, proporcionando um caminho livre para a recapitalização e o reinício da produção, além de um acordo com a Equinox Gold para a Pilar Gold quitar integralmente as dívidas pendentes, rescindir o contrato de garantia e posicionar a PGDM para acessar financiamento futuro de dívida para crescimento a longo prazo.
Antes deste acordo, a Pilar e a PGDM deviam à Equinox aproximadamente US$ 23 milhões. Pelo acordo, a Pilar quitará o saldo remanescente com um desconto de 75%, amortizado entre quatro e dez anos, com uma taxa de juros estimada de 2,5% ao ano. A Pilar também manteve também a opção de quitar a dívida antecipadamente, antes do quarto ano, com um desconto variável adicional. O plano de pagamento permanece sujeito à ratificação formal pelo tribunal, prevista para as próximas semanas. A decisão não tem impacto sobre a Pilar Gold Inc. ou seus acionistas. “Este acordo marca um ponto de virada para a PGDM, permitindo-nos retomar as operações, restaurar o emprego em Itapaci e no distrito vizinho e retornar a PGDM à lucratividade. A mina apresentava fluxo de caixa positivo anteriormente, com preços do ouro abaixo de US$ 2.000/oz. Aos preços atuais, esperamos que a PGDM gere margens substanciais. Em nome da nossa equipe, gostaria de agradecer aos nossos credores, fornecedores, funcionários, acionistas e todas as partes interessadas pela paciência e apoio durante este período desafiador. Estamos entusiasmados com o futuro e comprometidos em construir valor a longo prazo”, disse Jeremy Gray, CEO da Pilar Gold.