O pó da pedra, produto resultante da extração das esmeraldas, está sendo estudado para o uso na agricultura de Campos Verdes e região.
O mineral possui propriedades que ajudam na fertilização do solo e pensando na criação de alternativas para a agricultura familiar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Engenheira Agrônoma, Kátia Ribeiro, e do Coordenador da Secretaria de Agricultura, Aureliano Ribeiro, deixaram no Instituto Federal de Ceres uma amostra do xisto para estudo científico e comprovação das propriedades químicas.
“Com este produto, é possível fazer diferentes formulações, atendendo a cada cultura e a cada tipo de solo na nossa região e esse estudo nos dará a comprovação científica das suas propriedades para utilização na agricultura. Além disso o xisto que é um passivo da mineração terá um destinação correta preservando o meio ambiente e poderá ser uma alternativa ao calcário utilizado pelas agricultores e criadores de bovinos para correção do solo", afirma o secretário municipal Carlos Vaz.
O que é Xisto?
Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto.
OPORTUNIDADES
CAMPOS VERDES PODE TER FÁBRICA DE PAVERS FEITA COM REJEITO DA MINERAÇÃO DE ESMERALDAS
INOVAÇÃO - A Cooperativa dos Garimpeiros de Esmeraldas de Campos Verdes (COOPESMERALRA), em parceria com poder público, deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade e inovação na mineração
OPORTUNIDADES
FANFARRA MUNICIPAL DE CRIXÁS ESTÁ DE VOLTA
A tradição musical de Crixás ganha um novo capítulo. Na manhã do dia 14 de agosto, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a entrega de 60 novos instrumentos musicais para a Fanfarra Municipal de Crixás, que retorna após anos de pausa
OPORTUNIDADES
Pilar Gold assina acordo para retomar atividades em Goiás
A Pilar Gold Inc. anuncia acordo com credores para retomar a produção de ouro no complexo PGDM em Goiás após recuperação judicial.
