Ir para a Home
Quarta-Feira, 17 de Agosto de 2022

Procura por voluntariado corporativo aumenta durante a pandemia



Procura por voluntariado corporativo aumenta durante a pandemia

 

 

 

 

Período tem despertado empatia e solidariedade nas pessoas; no programa De Mãos Dadas, da AngloGold Ashanti, o número de participantes mais que dobrou  

 

Engajar pessoas em prol de um bem maior, coletivo, sentindo-se bem em fazer o bem. Essa dinâmica que inspira pessoas a se voluntariarem em projetos sociais tem sido cada vez mais aplicada ao mundo corporativo, por beneficiar comunidades e voluntários. No Dia Nacional do Voluntariado (28/8), o balanço é que esse tipo de iniciativa ganhou ainda mais força durante a pandemia, quando camadas mais vulneráveis da sociedade passaram a demandar um olhar mais atento e solidário de quem pode ajudar.

Segundo a gestora do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), Vívian Ramos, o voluntariado corporativo tornou-se não só uma ferramenta de desenvolvimento social, como também um instrumento para a saúde mental, em tempos tão difíceis. "É cada vez mais notória a riqueza e o potencial do voluntariado dentro das empresas, que vai além dos benefícios sociais às comunidades, principalmente em um contexto tão frágil quanto o da pandemia", afirma.

A AngloGold Ashanti incentiva ações voluntárias entre seus funcionários por meio do programa De Mãos Dadas. Em 17 anos, mais de 40 mil pessoas já foram beneficiadas. Apenas durante a pandemia, 36 instituições já receberam o apoio de voluntários em ações promovidas pelo projeto da empresa. O último ciclo concluído do programa (2019/2020) teve recorde de participações (passou de 483 para 1.102 em relação ao ciclo anterior). De acordo com o gestor do projeto e supervisor de Educação Ambiental, Diego Pereira, isso ocorreu porque as pessoas se sensibilizaram com o contexto pandêmico.

"Participar do programa de voluntariado é uma satisfação em diversas instâncias. A primeira, profissional, por contribuirmos com nossa expertise e habilidades. A outra, pessoal, é a possibilidade de colaborar com uma mudança de postura e atitude, levando solidariedade a quem precisa", afirma Diego.

De Mãos Dadas 


O objetivo do programa De Mãos Dadas é inspirar as equipes da AngloGold Ashanti a participar de ações que ajudem a desenvolver as comunidades próximas das suas operações, oferecendo o que têm de melhor, seja com conhecimento ou com a boa vontade de ajudar. Desde que foi criado, em 2004, tem envolvido mais pessoas no convívio com os vizinhos das operações.

Podem participar empregados diretos e seus familiares, ou funcionários terceirizados. Desde o início do programa, mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas - 210 instituições/comunidades e 5 mil participações voluntárias. Além de incentivar os empregados, a AngloGold Ashanti fornece um subsídio para reforçar as ações.

No último ciclo concluído, o de 2019/2020, os voluntários uniram esforços para o combate à Covid-19 nas comunidades, direcionando ações para esse fim. Foram arrecadados materiais de proteção e higiene pessoal e desenvolvidas ações educativas em escolas e comércios, além de homenagens a profissionais de saúde. Foram 76 ações realizadas em 3.065 horas trabalhadas, 36 entidades beneficiadas (11.106 pessoas) e 1.102 participações voluntárias em 7 cidades (9 comunidades).

A iniciativa está inscrita no prêmio Conexões que Inspiram, do CMVC. A ação vai compartilhar e divulgar experiências, histórias e iniciativas que sirvam de inspiração, estimulando, engajando e servindo de referência para outras instituições e organizações, além de mais voluntários e atores locais, num reconhecimento de que fazer o bem transforma vidas. 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES George Antoine Tarlazis: Um minerador empreendedor movido pelo trabalho, tradição familiar e paixão pelas Esmeraldas de Campos Verdes O nascimento de Campos Verdes, em 1981, ocorreu com a descoberta de uma das maiores jazidas de pedras preciosas de esmeraldas do mundo, e fez nascer no coração de muita gente o sonho e a coragem de encarar o desafio de vencer e crescer junto com uma das m
OPORTUNIDADES Campos Verdes: Esmeraldas fator de Desenvolvimento MINÉRIO - Se existe uma cidade em Goiás que se preocupa com a prosperidade e o desenvolvimento da mineração de esmeraldas, e enfrenta todos os obstáculos desde a década de 80 para promover a maior feira do centro-oeste brasileiro do setor de pedras precio
OPORTUNIDADES Prefeitura de Mozarlândia abre processo seletivo com mais de 150 vagas EMPREGO - A Prefeitura de Mozarlândia abriu um processo seletivo simplificado com 156 vagas para trabalhar na cidade, que fica no noroeste de Goiás. Os salários vão até R$ 1.507,22 e as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho, pessoalmente na Sec
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás