Ir para a Home
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Prefeitura de Campos Verdes investe em apicultura para aumentar renda no campo



Prefeitura de Campos Verdes investe em apicultura para aumentar renda no campo

Município está produzindo as caixas de abelha localmente e reforçou parceria com o Senar para apoiar desenvolvimento da apicultura


A partir de agora, produtores rurais de Campos Verdes, especialmente os pequenos produtores, poderão encontrar na apicultura uma alternativa para melhorar sua fonte de renda. Essa iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura de Campos Verdes com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por meio de cursos de qualificação do homem e da mulher do campo. Cerca de 14 pessoas estão participando da capacitação que iniciou no mês de agosto de 2021 e estão aprendendo o manejo das abelhas com ferrão, que confere uma maior produtividade do mel devido à vitalidade da espécie além de contar com aulas práticas para intensificar a apicultura em todo o município.

“A prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, se disponibilizou em custear a logística das caixas de abelha, que são feitas localmente. Além disso, o prefeito Haroldo Naves, nos pediu para dar toda a atenção neste projeto para fortalecer ainda mais a renda do homem do campo que com a apicultura poderá melhorar seus ganhos”, disse o secretário de desenvolvimento econômico Carlos Vaz.

Segundo o prefeito, Haroldo Naves, essa é uma forma de ajudar o pequeno produtor a se especializar nesse tipo de cultivo, além de auxiliá-lo na geração de renda. “Trabalhar com abelha, produzir mel, gera renda, que é semelhante e até superior a bovinocultura. Nós já finalizamos o primeiro curso e já temos uma lista de interessados nessa nova etapa de qualificação de produtores rurais do município e vamos continuar investindo no trabalhador rural para que possamos auxiliá-los na melhoria de sua renda familiar”, disse Naves.

O professor do Senar, Júllio explica, que além da produção de mel, também é possível trabalhar com a geléia real, o própolis, o néctar e outras opções que a apicultura oferece. “O mel, infelizmente não é explorado no Brasil. Por exemplo, é possível se aproveitar as áreas de reserva, que não se pode extrair nada, mas que pode ser utilizado para mexer com abelhas. Com isso, tornaríamos maiores produtores e exportadores de mel. Hoje, perdemos para Argentina, que é menor e produz muito mais que o Brasil”, argumentou Júlio.



NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES Meios de Pagamento: Evolução e Diversidade Os meios de pagamento desempenham um papel fundamental na economia global, facilitando as transações comerciais e financeiras entre indivíduos, empresas e governos.
OPORTUNIDADES Participe da Nossa Promoção Especial! Prepare-se para ser surpreendido! Está na hora de participar das nossas incríveis ações com prêmios imperdíveis! Por apenas 0,50 por cota, você pode concorrer ao prêmio principal de R$100.000,00!
OPORTUNIDADES Meus 20 anos de LinkedIn e o valor do Networking Neste ano, o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo, completa duas décadas, desde o seu lançamento em 2003. Esta plataforma é hoje uma ferramenta indispensável para conexão profissional em todas as áreas bem como para construção de relacionam
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás