Ir para a Home
Quinta-Feira, 28 de Agosto de 2025

Municípios começam a receber adicional de setembro de 1% do FPM



Municípios começam a receber adicional de setembro de 1% do FPM

A partir deste mês os municípios começam a receber, anualmente o repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios de setembro. A previsão é de que o repasse seja creditado na conta das prefeituras nesta quinta-feira (8).

 

Fruto de uma conquista municipalista, coordenada pela CNM, mas que teve o protagonismo da FGM e do Presidente Haroldo Naves, o repasse, neste ano, conforme expresso na Emenda Constitucional 112/2021, corresponde ao percentual de 0,25% e aumenta para 0,5 em 2024, passando, ma partir de 2025, a ser de 1%.

 

O cálculo do repasse deste adicional setembro vai ocorrer de maneiro semelhante aos repasse do 1% de julho e dezembro de cada ano, ou seja, com a incidência do percentual sobre a arrecadação total do IR e do IPI do ano anterior ao repasse extra. Com isso, para pagamento em setembro, será considerado o acumulado da arrecadação desses dois impostos de setembro do ano anterior até agosto do ano vigente.

 

Apesar de não incidir o desconto do Fundeb sobre o repasse, trata-se de um transferência constitucional, devendo incorporar a Receita Corrente Líquida (RCL) do Município e, consequentemente, aplicado em Manutenção e Desenvolvimento de Ensino (MDE).

 

A votação foi alinhada pelo Presidente da FGM, Haroldo Naves, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 2018 na Câmara dos Deputados e só foi possível devido a sua ligação com o então Presidente do CCJ, Daniel Vilela, que auxiliou na articulação para que a votação ocorresse. 

 

No Senado não foi diferente onde o presidente da FGM e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), articulou o apoio do Senador e relator do projeto, Raimundo Lira, e do Senador Davi Alcolumbre, que presidia aquela Casa Legislativa, à época.

 

Após isso o projeto fico parado na comissão especial, sendo necessário várias idas e mobilizações a Brasília, antes da votação do primeiro turno, onde foi aprovada com o apoio de Deputado Rodrigo Maia. Somente no ano passado foi possível realizar a votação do segundo turno através do presidente Arthur Lira.

 

Para Haroldo Naves esta é uma prova de que “com articulação e coordenação, os prefeitos podem fazer a diferença”. Ele complementa seu raciocínio dizendo que “se trata de mais uma conquista, a vitória de uma batalha em uma luta Que Não podemos deixar de travar, em prol da nossa população e pela autonomia das administrações municipais”.

 

Fonte: Diário da Manha 

Foto: Divulgação 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA ROMBO NA PREVIDÊNCIA DE CRIXÁS: EX-PREFEITO DR. CARLOS E VICE TIAGO DIETZ DEIXAM DÍVIDA DE R$ 730 MIL
POLÍTICA CAMPOS VERDES RECEBE NOVA MOTONIVELADORA 0 KM E AVANÇA NA INFRAESTRUTURA RURAL Ontem (26), o município de Campos Verdes foi contemplado com uma motoniveladora 0 km, parte do Programa Mecaniza Campo, executado pela Seapa.
POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás