Comitiva goiana na China, liderada pelo vice-governador Danie Vilela de máquinas agrícolas, a YTO. Na GREC4, outra mega industrial da construção, o vice-governador e comitiva buscaram a pareceria para futuros investimentos em Goiás. A China Communications Construção Company (CCCC) está entre as maiores do mundo, possui negócios em 139 países (inclusive Brasil), e tem Know-how em infraestrutura, construção de pontes, estradas, metrôs e outras obras no setor de transportes.
A viagem de 14 dias da comitiva de autoridades e empresários goianos à China, liderados pelo vice-governador Daniel Vilela, foi destacada pelo pre- feito Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios, que vê a oportunidade ímpar de Goiás avançar em áreas estratégicas de desenvolvimento, atraindo investimentos e alta tecnologia para Goiás. "Como fez seu pai, Maguito Vilela, há 30 anos, quando também era vice-governador, Daniel repete o sucesso da viagem ao país asiático".
Durante o período, a comitiva de Goiás percorreu várias cidades e regiões estratégicas da China, como a cidade do Futuro, Xionng'An, considerada inteligente, moderna e evoluí- da no que diz respeito a planejamento urbanístico, é também polo de pesquisas em desenvolvimento econômico, cidade digital e integrada à natureza.
Na capital, Pequim, o vice governador participou de reunião onde foi discutido sobre energia renovável. Daniel Vilela discursou na abertura do Fórum da Feira The China Lang Fang Internacional da Província de Hebei, onde destacou os 30 anos de união entre Goiás e o povo chinês. Ele também destacou as potencialidades goianas aos presentes.
Outro ponto importante da missão, foi a visita à gigante do mercado chinês em produção
de máquinas agrícolas, a YTO. Na GREC4, outra mega industrial da construção, o vice-governador e comitiva buscaram a pareceria para futuros investimentos em Goiás. A China Communications Construção Company (CCCC) está entre as maiores do mundo, possui negócios em 139 países (inclusive Brasil), e tem Know-how em infraestrutura, construção de pontes, estradas, metrôs e outras obras no setor de transportes.
"Acompanhamos o sucesso desta viagem a China, com excelentes perspectivas para os dois países. São tratativas de prospecção de negócios em várias áreas. Tecnologia, energia renovável, investimentos em cidades inteligentes, governança ambiental, cidades zero carbono, zero resíduos, baseados na Hélice Tripla: Indústria- -Tecnologia-Capital". Afirma Haroldo Naves. "Também foi muito importante a assinatura de termo de cooperação mútua China/Brasil, pois Goiás já obtém 56% das exportações para a China, com destaque para as commodities". Finaliza Haroldo.
A comitiva goiana retornou ao Brasil no dia 21. Agora, o governador Ronaldo Caiado fará viagem à China, provavelmente no final do ano, para formalizar e oficializar todos os acordos e intercâmbios realizados pela comissão de diplomatas chineses, empresários e políticos brasileiros.
Fonte: Diário da Manhã
Foto: Divulgação