Ir para a Home
Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025

Protagonismo Não Tem Idade



Protagonismo Não Tem Idade

Protagonismo Não Tem Idade

 

O protagonista é aquele personagem principal de uma história. Na vida e nas empresas, é o responsável pelas próprias escolhas, decisões e por conduzir sua carreira. O protagonista é o agente principal na condução da própria vida ou em determinado contexto. Ele tem a capacidade de tomar iniativas, asumir responsabilidades e liderar ações, destacando-se como alguém que influencia o cenário ao seu redor.

 

Vivemos em uma sociedade que, por muito tempo, associou o protagonismo a uma fase específica da vida: a juventude. O novo, o inovador e o disruptivo sempre foram vistos como atributos dos mais jovens. No entanto, essa visão tem se mostrado ultrapassada. O protagonismo não tem idade, porque o impacto que podemos causar no mundo não depende da nossa idade, mas sim da atitude que escolhemos ter.

 

Se, por um lado, a juventude traz energia, ousadia e disposição para correr riscos, por outro, a maturidade agrega experiência, visão estratégica e resiliência. Vejo que o verdadeiro diferencial não está na idade, mas na capacidade de aprender, se adaptar e continuar relevante.

 

Basta olhar para grandes nomes da história e do mundo dos negócios:

 

. Dizem que Roberto Marinho iniciou a Globo com mais de 50 anos de idade. 

 

. Ray Kroc comprou o McDonald’s e transformou a rede em uma potência aos 52 anos.

 

. Nelson Mandela tornou-se presidente da África do Sul aos 76 anos.

 

Por outro lado, grandes empreendedores da nova economia, Mark Zuckerberg e Bill Gates, começaram seus impérios na casa dos 20 anos.

 

Com isso, vemos  que o protagonismo não pertence a uma fase específica da vida, mas é um direito e uma escolha que pode ser exercida em qualquer idade. Desde os jovens até os idosos, todos têm o poder de ser agentes ativos em suas histórias, influenciando seu entorno e contribuindo para mudanças significativas.

 

Quebrando Paradigmas no mundo corporativo e do trabalho

 

No ambiente corporativo, ainda há uma forte tendência em valorizar profissionais mais jovens em alguns processos seletivos e, inclusive, internamente para cargos de liderança e inovação. Contudo, tenho percebido um crescente movimento de valorização da diversidade etária, pois algumas empresas estão percebendo que equipes multigeracionais trazem resultados mais ricos e inovadores.

 

O protagonismo no mercado de trabalho pode se manifestar de diferentes formas:

 

            •          Um jovem profissional que tem uma ideia revolucionária e muda os rumos da empresa.

            •          Um profissional experiente que lidera uma transformação cultural ou digital com base no conhecimento acumulado.

            •          Um profissional em transição de carreira que encontra uma nova paixão e cria algo inovador.

 

A Atitude é o diferencial

 

A atitude protagonista é uma postura ativa e emprendedora diante da vida e dos desafíos. Trata-se de assumirmos o  controle sobre nossas ações, decisões e responsabilidades, tornando-nos o principal agente de mudança na nossa própria trajetória ou em um contexto específico. Quando adotamos uma atitude protagonista não esperamos que as circunstancias externas ou outras pessoas tomem a iniciativa; ao contrario, buscamos ser a locomotiva das transformações.

 

Trago abaixo algumas características de um profissional com atitude protagonista:

 

. Proatividade: Antecipa aos problemas e oportunidades, agindo antes que as circunstâncias exijam.

 

. Autonomia: Confia em suas capacidades para tomar decisões e seguir adiante, mesmo diante de incertezas.

 

. Coragem: Enfrenta desafios e supera obstáculos, mesmo que isso signifique sair da zona de conforto.

 

. Resiliência: Persiste diante das dificuldades, adaptando-se e aprendendo com os erros.

 

. Influência positiva: Inspira e mobiliza outras pessoas a seguirem exemplos de ação e liderança.

 

Independentemente da idade, o verdadeiro protagonista é aquele que:

 

•          Assume a responsabilidade pelo próprio crescimento.

•          Está sempre aprendendo e se reinventando.

•          Tem coragem para tomar decisões e assumir riscos.

•          Inspira e influencia positivamente aqueles ao seu redor.

 

Em um mundo que muda constantemente, o que realmente importa não é quantos anos temos, mas como escolhemos vivê-los. O protagonismo não tem idade – ele pertence a quem tem visão, coragem e disposição para agir.

 

Ao celebrarmos histórias de protagonismo em qualquer fase da vida, desafiamos os estereótipos e construímos uma sociedade onde o potencial humano não tem limites cronológicos. Seja no início da vida ou na chamada "melhor idade", o protagonismo é uma escolha de coragem, inovação e impacto.

 

 

Cassio Quintao Vaz de Mello

Membro do Conselho da ABRH-DF

Colunista do Jornal Imprensa do Cerrado




NOTÍCIAS RELACIONADAS

OPORTUNIDADES Santa Terezinha se destaca em cursos gratuitos com parceria entre SENAR, Sindicato Rural de Itapaci OPORTUNIDADE - O município de Santa Terezinha está se consolidando como referência regional na oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos, resultado de uma bem-sucedida parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Goiás),
OPORTUNIDADES Aura Minerals adquire Mineração Serra Grande, da AngloGold Ashanti Pela aquisição da MSG, a Aura pagará à AngloGold o valor de US$ 76 milhões em caixa, na data de fechamento (sujeita a ajustes de capital de giro a ser apurado na referida data) e uma participação de 3% sobre os retornos líquidos de fundição.
OPORTUNIDADES Crixás inaugura curso de Costureiro Industrial e capacita 50 mulheres para o mercado de trabalho OPORTUNIDADE - O município de Crixás deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento da qualificação profissional com a inauguração do curso de Costureiro Industrial em Tecido Plano e Malha.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás