Ir para a Home
Domingo, 30 de Novembro de 2025

Maioria dos brasileiros é contra armamento da população, mostra pesquisa



Maioria dos brasileiros é contra armamento da população, mostra pesquisa

 

 

Segundo Datafolha, 56% dos entrevistados disseram ser contrários ao porte legal estendido a todos os cidadãos 

 

A maioria dos brasileiros é contra a liberação de armas de fogo a todos os cidadãos. É o que mostra a mais recente pesquisa Datafolha sobre o tema, divulgada nesta segunda-feira (8/1).

 

Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados rechaçou a ampliação do porte legal, hoje restrito a uma pequena parcela da sociedade. O índice, no entanto, é menor que o registrado em setembro de 2014, quando 62% se disseram contrários.

Já os que apoiam a liberação subiram de 35%, há três anos, para 43% em 2017. Esse grupo é composto majoritariamente por homens, moradores de municípios com menos de 500 mil habitantes.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 e 30 de novembro do ano passado, com 2.765 pessoas em 192 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Com a crise econômica e a instabilidade política dos últimos anos, propostas para revogação do Estatuto do Desarmamento — lei que regula o comércio e o porte de armas de fogo no país — voltaram à pauta do Congresso Nacional.

 

Uma delas, de autoria do senador goiano Wilder Morais (PP), propõe um plebiscito no mesmo dia das eleições deste ano para decidir o futuro do estatuto, em vigor desde 2003.

No plebiscito, pelo projeto do senador, o cidadão responderia “sim” ou “não” a três perguntas. A primeira seria: “Deve ser assegurado o porte de armas de fogo para cidadãos que comprovem bons antecedentes e residência em área rural?”. 

 

A segunda: “O Estatuto do Desarmamento deve ser revogado e substituído por uma nova lei que assegure o porte de armas de fogo a quaisquer cidadãos que preencham requisitos objetivamente definidos em lei?” A terceira, quase idêntica à anterior, substitui apenas “o porte de armas” por “a posse de armas”.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA MAIA SE TORNA O VEREADOR QUE MAIS TROUXE RECURSOS PARA CAMPOS VERDES RECORDE - Em apenas 11 meses de mandato, o vereador Jalmar Araújo Souza (Maia) alcançou um marco inédito na história de Campos Verdes ao garantir R$ 1,19 milhão em emendas parlamentares
POLÍTICA LINCOLN TEJOTA ENTREGA QUADRA ESCOLAR E PARTICIPA DO LANÇAMENTO DE NOVO POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS EM CRIXÁS ENTREGA - O deputado estadual Lincoln Tejota cumpriu, nesta sexta-feira (14), uma agenda marcada por entregas importantes em Crixás. Pela manhã, participou da inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Estadual João Xavier Ferreira
POLÍTICA Mutirão da Visão leva atendimento oftalmológico gratuito à população de Crixás A Prefeitura de Crixás, em parceria com o deputado estadual Wagner Neto, iniciou mais uma edição do Mutirão da Visão, ação voltada à oferta de atendimento oftalmológico gratuito para a comunidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás