Ir para a Home
Domingo, 12 de Outubro de 2025

Operação Simulatio prende servidores do Detran e despachantes



Operação Simulatio prende servidores do Detran e despachantes

 

 

 

 

A cooperação entre o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) em continuidade da Operação Intraneus, deflagrada em dezembro passado na Ciretran de Anápolis, deu origem nesta terça-feira, dia 6, a deflagração da Operação Simulatio, que investiga um esquema de fraude envolvendo servidores do Detran e despachantes, que fraudavam vistorias.

 

A operação foi realizada em 14 municípios, Mundo Novo, Cabeceiras, Nova Crixás, Guapó, Abadia de Goiás, Formosa, Planaltina, Goiás, Itaberaí, Nova Veneza, Ouro Verde, Aparecida de Goiânia, Águas Lindas e Itapuranga. 

 

Foram presos nove servidores do Detran e sete despachantes.

Os investigados tiveram buscas realizadas no local de trabalho e residência. Vão ser ouvidos sobre as facilidades nas fraudes de simulação de vistorias que eram realizadas em Mundo Novo e disseminada para vários municípios, onde servidores e despachantes aprovavam serviços de veículos sem a vistoria.

 

O balanço da ação conjunta da Polícia Civil e Detran foi apresentado em entrevista coletiva na  DERFRVA, pelo delegado Cleybio Januário acompanhado da gerente de Auditoria do Detran Goiás, Luciana Gomes. “A parceria entre o Detran e a Polícia Civil vem deflagrando vários esquemas de corrupção nos últimos anos, vamos continuar trabalhando em conjunto para instaurar novos procedimentos e novas diligências”, destacou a gerente de auditoria do Detran, Luciana Gomes.

 

As investigações começaram em 2016 com a verificação de um aumento de vistorias em um município com poucos veículos. Segundo Luciana, “Foram identificadas mais de 1.500 mil vistorias aprovadas por uma única servidora onde o município tem pouco mais de 2.000 mil veículos”, constatou Luciana.

Dos nove servidores envolvidos, um era efetivo, o restante comissionado e já foram exonerados. A decisão judicial é que os sete despachantes envolvidos vão ter os códigos imediatamente suspensos no sistema do Detran. A investigação da Polícia Civil realizou 18 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão nos 14 municípios do Estado.

 

Segundo Luciana, será aberto processo administrativo para os servidores presos, mesmo que já foram exonerados, impedindo o retorno do servidor para o setor público. Os presos responderão por crimes de corrupção passiva e ativa, falsidade documental e inserção de dados falsos, entre outros a ser identificados até o final do inquérito policial.

Gerência de Comunicação Detran Goiás

 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

JUSTIÇA ESCÂNDALO: PREFEITURA DE ALTO HORIZONTE CONTRATA EMPRESA PROIBIDA POR R$ 450 MIL E DESAFIA DECISÃO JUDICIAL GRAVE - A Prefeitura de Alto Horizonte está no centro de uma grave denúncia após contratar, por R$ 450 mil, a empresa Lemes da França Consultoria e Contabilidade Tributária, de propriedade de Valdir Lemes da França, condenado por ato de improbidade admini
JUSTIÇA EDITAL JOAQUIM DIETZ FILHO (14,46%); LEONIDA DE OLIVEIRA DIETZ (9,41%); MARIA PEDROZA DIETZ (1,33%) e SEBASTIANA ESTER DIETZ DE OLIVEIRA (10,64%
JUSTIÇA EDITAL JOAQUIM DIETZ FILHO (14,46%); LEONIDA DE OLIVEIRA DIETZ (9,41%); MARIA PEDROZA DIETZ (1,33%) e SEBASTIANA ESTER DIETZ DE OLIVEIRA (10,64%), sócios minoritários (35,84%) da H.N.D. ASSESSORIA DE CRÉDITOS E NEGÓCIOS LTDA
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás