Ir para a Home
Sexta-Feira, 29 de Agosto de 2025

Governo de Goiás abre comemorações do Dia da Mulher



Governo de Goiás abre comemorações do Dia da Mulher

Evento foi realizado no Jardins do Cerrado, bairro de Goiânia com maior índice de violência e de vulnerabilidade social

 
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao café da manhã promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), nesta sexta-feira (1º/3), no Residencial Jardins do Cerrado, periferia de Goiânia, abrindo as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março.

 
A iniciativa visa quebrar o protocolo de eventos realizados na área central da cidade, em espaços confortáveis, mas distantes da comunidade, e buscar diálogo junto às lideranças comunitárias e moradores de um bairro escolhido por ostentar elevados índices de violência e de vulnerabilidade social.

 
Ao mesmo tempo, equipamentos de prestação de atendimentos sociais ficaram posicionados em frente à Escola Municipal Dom Tomás Balduíno. Da Seds, um ônibus da Unidade Móvel do Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), prestou orientação jurídica, assistência social e psicológica às mulheres.

Por sua vez, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) enviou kits enxovais destinado às gestantes carentes e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) disponibilizou uma unidade móvel para exame de Papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero.

 
Primeira-dama de Goiás, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais, enfatizou a preocupação dela e do governador Ronaldo Caiado com as mulheres. “Entendemos a força da mulher, que é o esteio de uma família e valorizamos a força da família. Às vezes, temos funções múltiplas, mas mesmo assim somos guerreiras, fortes e Ronaldo valoriza isso e, juntos, vamos empoderar ainda mais as mulheres, para que elas tenham o mesmo respeito dado aos homens”, sublinha.

 
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral salientou o compromisso da pasta com as políticas públicas de promoção da mulher e da igualdade e as ações executadas nos 60 primeiros dias à frente do comando da área social em Goiás. “Mesmo com pouco tempo, estamos promovendo a reforma da Primeira Delegacia da Mulher, disponibilizamos servidores para auxiliar no atendimento ao público e faremos o que for possível para darmos atenção integral às demandas, algo que o governador Ronaldo Caiado me cobra constantemente”, frisa.
 
Ao final do evento, uma peça de teatro encenada pelos alunos da escola municipal retratando a violência doméstica sofrida pela mulher emocionou os presentes, pela abordagem de um tema delicado. Goiás é o segundo estado com maior índice de feminicídios e a meta do governo do estado é reduzir substancialmente estes tristes indicadores.

 
Também estiveram presentes no café da manhã o secretário estadual da Cultura, Edival Lourenço, o professor Manuel Barbosa dos Santos, representando a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli; a presidente da OVG, Adryanna Caiado; as delegadas Ana Elisa Gomes (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente), Marisleide Santos (Delegacia da Mulher de Anápolis), Ana Lívia Batista (Delegacia do Idoso e da Pessoa com Deficiência) e Renata Vieira (Delegacia da Mulher de Trindade); os vereadores de Goiânia Anderson Sales Bokão, Emilson Pereira, Juarez Lopes, Leia Clébia, Paulinho Graus, Paulo Daher e Paulo Magalhães; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Ana Carolina Almeida, que na ocasião representou o prefeito Iris Rezende; a presidente do Conselho Estadual da Mulher Ana Rita Castro; Polyanna Moreira, que representou a vereadora Priscilla Tejota, além de outras autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública e lideranças comunitárias.

 
Demandas
As carências do Jardins do Cerrado não passaram em branco pela comunidade presente. A adolescente Maria Clara Bezerra, de 15 anos, cobrou a instalação de uma escola de ensino médio no bairro. “Nosso sofrimento começa no ponto de ônibus, quando estamos sujeitos ao risco da violência e embarca no ônibus. Na escola, enfrentamos o preconceito de pessoas contra o nosso bairro, que nos acusam até mesmo de serem drogados. Com tantas dificuldades, nosso desafio é não desistirmos da escola”, queixa-se.

 
A professora Miriã Paiva relata que o ensino médio é uma das demandas dos moradores, mas também há outras solicitações. “Faltam empregos aqui na região, estamos distantes de Goiânia, mas próximos de Trindade, logo seria interessante melhorar o acesso à Trindade e ainda é preciso ampliar o policiamento na região”, assevera.

 
Atenta aos apelos, Gracinha Caiado trouxe a boa nova aos moradores quanto ao ensino médio. “Conversei com a secretária Fátima Gavioli e vamos providenciar o mais rápido possível a instalação de salas modulares para suprirmos essa carência até que o governo do estado possa construir uma escola aqui no bairro”, diz.
 
Enfrentamento
De acordo com a superintendente executiva da Mulher e Igualdade Racial, Rosi Guimarães, o desafio do poder público é dar às mulheres condições de equidade – mesmos direitos e deveres e cabe ao estado reforçar as políticas públicas previstas em lei.
 
“As mulheres obtiveram importantes avanços nos últimos tempos, mas ainda é preciso evoluirmos muito para que deixemos de ser vítimas do machismo e que, enfim, tenhamos o respeito que tanto almejamos”, completa.

Na próxima semana, segundo Rosi, será lançada a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que será integrado por diversos órgãos, entre entidades sem fins lucrativos e governamentais, e que promoverá ações efetivas de combate aos casos listados pelas leis Maria da Penha e do Feminicídio.



NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA ROMBO NA PREVIDÊNCIA DE CRIXÁS: EX-PREFEITO DR. CARLOS E VICE TIAGO DIETZ DEIXAM DÍVIDA DE R$ 730 MIL
POLÍTICA CAMPOS VERDES RECEBE NOVA MOTONIVELADORA 0 KM E AVANÇA NA INFRAESTRUTURA RURAL Ontem (26), o município de Campos Verdes foi contemplado com uma motoniveladora 0 km, parte do Programa Mecaniza Campo, executado pela Seapa.
POLÍTICA CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás