Governo de Goiás abre comemorações do Dia da Mulher
Evento foi realizado no Jardins do Cerrado, bairro de Goiânia com maior índice de violência e de vulnerabilidade social
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes ao café da manhã promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), nesta sexta-feira (1º/3), no Residencial Jardins do Cerrado, periferia de Goiânia, abrindo as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março.
A iniciativa visa quebrar o protocolo de eventos realizados na área central da cidade, em espaços confortáveis, mas distantes da comunidade, e buscar diálogo junto às lideranças comunitárias e moradores de um bairro escolhido por ostentar elevados índices de violência e de vulnerabilidade social.
Ao mesmo tempo, equipamentos de prestação de atendimentos sociais ficaram posicionados em frente à Escola Municipal Dom Tomás Balduíno. Da Seds, um ônibus da Unidade Móvel do Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), prestou orientação jurídica, assistência social e psicológica às mulheres.
Por sua vez, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) enviou kits enxovais destinado às gestantes carentes e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) disponibilizou uma unidade móvel para exame de Papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero.
Primeira-dama de Goiás, presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Gabinete de Políticas Sociais, enfatizou a preocupação dela e do governador Ronaldo Caiado com as mulheres. “Entendemos a força da mulher, que é o esteio de uma família e valorizamos a força da família. Às vezes, temos funções múltiplas, mas mesmo assim somos guerreiras, fortes e Ronaldo valoriza isso e, juntos, vamos empoderar ainda mais as mulheres, para que elas tenham o mesmo respeito dado aos homens”, sublinha.
Titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral salientou o compromisso da pasta com as políticas públicas de promoção da mulher e da igualdade e as ações executadas nos 60 primeiros dias à frente do comando da área social em Goiás. “Mesmo com pouco tempo, estamos promovendo a reforma da Primeira Delegacia da Mulher, disponibilizamos servidores para auxiliar no atendimento ao público e faremos o que for possível para darmos atenção integral às demandas, algo que o governador Ronaldo Caiado me cobra constantemente”, frisa.
Ao final do evento, uma peça de teatro encenada pelos alunos da escola municipal retratando a violência doméstica sofrida pela mulher emocionou os presentes, pela abordagem de um tema delicado. Goiás é o segundo estado com maior índice de feminicídios e a meta do governo do estado é reduzir substancialmente estes tristes indicadores.
Também estiveram presentes no café da manhã o secretário estadual da Cultura, Edival Lourenço, o professor Manuel Barbosa dos Santos, representando a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli; a presidente da OVG, Adryanna Caiado; as delegadas Ana Elisa Gomes (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente), Marisleide Santos (Delegacia da Mulher de Anápolis), Ana Lívia Batista (Delegacia do Idoso e da Pessoa com Deficiência) e Renata Vieira (Delegacia da Mulher de Trindade); os vereadores de Goiânia Anderson Sales Bokão, Emilson Pereira, Juarez Lopes, Leia Clébia, Paulinho Graus, Paulo Daher e Paulo Magalhães; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Ana Carolina Almeida, que na ocasião representou o prefeito Iris Rezende; a presidente do Conselho Estadual da Mulher Ana Rita Castro; Polyanna Moreira, que representou a vereadora Priscilla Tejota, além de outras autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil, Defensoria Pública e lideranças comunitárias.
As carências do Jardins do Cerrado não passaram em branco pela comunidade presente. A adolescente Maria Clara Bezerra, de 15 anos, cobrou a instalação de uma escola de ensino médio no bairro. “Nosso sofrimento começa no ponto de ônibus, quando estamos sujeitos ao risco da violência e embarca no ônibus. Na escola, enfrentamos o preconceito de pessoas contra o nosso bairro, que nos acusam até mesmo de serem drogados. Com tantas dificuldades, nosso desafio é não desistirmos da escola”, queixa-se.
A professora Miriã Paiva relata que o ensino médio é uma das demandas dos moradores, mas também há outras solicitações. “Faltam empregos aqui na região, estamos distantes de Goiânia, mas próximos de Trindade, logo seria interessante melhorar o acesso à Trindade e ainda é preciso ampliar o policiamento na região”, assevera.
Atenta aos apelos, Gracinha Caiado trouxe a boa nova aos moradores quanto ao ensino médio. “Conversei com a secretária Fátima Gavioli e vamos providenciar o mais rápido possível a instalação de salas modulares para suprirmos essa carência até que o governo do estado possa construir uma escola aqui no bairro”, diz.
De acordo com a superintendente executiva da Mulher e Igualdade Racial, Rosi Guimarães, o desafio do poder público é dar às mulheres condições de equidade – mesmos direitos e deveres e cabe ao estado reforçar as políticas públicas previstas em lei.
“As mulheres obtiveram importantes avanços nos últimos tempos, mas ainda é preciso evoluirmos muito para que deixemos de ser vítimas do machismo e que, enfim, tenhamos o respeito que tanto almejamos”, completa.
Na próxima semana, segundo Rosi, será lançada a Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que será integrado por diversos órgãos, entre entidades sem fins lucrativos e governamentais, e que promoverá ações efetivas de combate aos casos listados pelas leis Maria da Penha e do Feminicídio.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
POLÍTICA
ROMBO NA PREVIDÊNCIA DE CRIXÁS: EX-PREFEITO DR. CARLOS E VICE TIAGO DIETZ DEIXAM DÍVIDA DE R$ 730 MIL
POLÍTICA
CAMPOS VERDES RECEBE NOVA MOTONIVELADORA 0 KM E AVANÇA NA INFRAESTRUTURA RURAL
Ontem (26), o município de Campos Verdes foi contemplado com uma motoniveladora 0 km, parte do Programa Mecaniza Campo, executado pela Seapa.
POLÍTICA
CÂMARA DE CRIXÁS APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA VALE GÁS PARÀ FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
BENEFÍCIO- A Câmara Municipal de Crixás aprovou, em sessão extraordinária realizada na quinta-feira, 10 de julho, o Projeto de Lei nº 032/2025, de autoria da Prefeitura, que institui o Programa Municipal “Vale Gás”.