Na última segunda feira (28), a Goiás Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo e novamente Campos Verdes está inserida. O anuncio veio por meio de divulgação na página oficial da Goiás Turismo na internet. De acordo com a agência, seis cidades foram retiradas e outras 19 passaram a configurar a lista. Anteriormente, o Mapa contava com 79 destinos.
Conhecida mundialmente como a Capital Mundial das Esmeraldas, Campos Verdes já figurava desde 2019 Mapa do Turismo Brasileiro, que classificou o município dentro da Região Turística de Ouro e Cristais. A inserção dentro do Mapa do Turismo é fruto de anos de muito trabalho e persistência da atual administração municipal por meio da Secretaria de Turismo.
Dentre as atrações principais do município estão as famosas minas de Esmeradas, que possibilita o turismo mineral com descidas verticais entorno de 200 à 300 metros, guiado pelo cabo de aço dentro de um poço; O já famoso Garimpe e Page cujo qual a pessoa compra um carrinho de xisto (terra mineralizada), que após lava lo pode encontrar esmeraldas de boa qualidade. Outro atrativo turístico é o Sitio Arqueológico da região da Fazenda Alegre, onde o visitante pode apreciar inscrições e desenhos rupestres de milhares de anos atras.
O Secretário de Turismo de Campos Verdes, Carlos Vaz, disse que é mais uma vitoria de todos, e que a Prefeitura aposta no fortalecimento da economia local por meio do potencial turístico do município. “Estamos empenhados em desenvolver nossos atrativos turísticos, gerando renda ao povo de Campos Verdes”. A Prefeitura de Campos Verdes, por intermedio da Secretaria Municipal de Turismo, está vocacionada a avançar nas politicas públicas municipais, qualificando os serviços e os espaços turísticos do município”, declarou Carlos Vaz.
Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor o Mapa estão a comprovação da existência do órgão ou entidade responsável pelo setor; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Mtur.